Dinâmica Para Sua Célula

DINÂMICAS EVANGÉLICAS
61. Partilha
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: lápis ou caneta e uma folha de papel em branco para cada participante.
Descrição: Formar um circulo e entregar uma folha em branco para cada participante, juntamente caneta ou lápis.
Pedir para todos iniciarem uma Historia qualquer que simboliza o seu cotidiano dentro da comunidade, da igreja.
Cada membro terá 35 segundos para essa parte e depois deste tempo passa para o membro da esquerda do grupo.
Pedir para um membro do grupo levar uma historia concluída e partilhar alguns fatos e falar se a historia terminou do jeito que ele estava imaginando.
62. Pessoas balões
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: Um balão cheio e um alfinete.
Descrição: O coordenador deve explicar aos participantes por que certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se parecem com os balões:
 Alguns estão aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm do que ar;
 Outros parecem ter opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa;
Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios, prestes a explodir; vasta que alguém os provoque com alguma ofensa para que (neste momento estoura-se um balão com um alfinete) “estourem”.
Pedir que todos dêem sua opinião e falem sobre suas dificuldades em superar críticas e ofensas.
63. Pizza
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.
64. Presente da alegria
Participantes: 3 a 10 pessoas
Tempo: 5 minutos por participante;
Material: lápis e papel;
Descrição: O coordenador forma subgrupos e fornece papel para cada participante;
A seguir, o coordenador fará uma exposição, como segue: “muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para cada membro do grupo”;
Prosseguindo, o coordenador convida os membros dos subgrupos para que escrevam uma mensagem para cada membro do subgrupo. A mensagem visa provocar em cada pessoa sentimentos positivos em relação a si mesmo;
O coordenador apresenta sugestões, procurando induzir a todos a mensagem para cada membro do subgrupo, mesmo para aquelas pessoas pelas quais não sintam grande simpatia.
Na mensagem dirá:
1. Procure ser específico, dizendo, por exemplo: “gosto do seu modo de rir toda vez que você se dirige a uma pessoa”, em vez de: “eu gosto de sua atitude”, que é mais geral;
2. Procure escrever uma mensagem especial que se enquadre bem na pessoa, em vez de um comentário que se aplique a várias pessoas;
3. Inclua todos, embora não conheça suficientemente bem. Procure algo de positivo em todos;
4. Procure dizer a cada um o que observou dentro do grupo, seus pontos altos, seus sucessos, e faça a colocação sempre na primeira pessoa, assim: “eu gosto” ou “eu sinto”;
5. Diga ao outro o que encontra nele que faz você ser mais feliz;
Os participantes poderão, caso queiram, assinar a mensagem;
Escritas às mensagens, serão elas dobradas e colocadas numa caixa para ser recolhidas, a seguir, com os nomes dos endereçados no lado de fora.
65. Presente de amigo
Participantes: 10 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Lápis e papel para os integrantes
Descrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: “Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo”.Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;
d) Ser na primeira pessoa;
e) Ser sinceras;
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.
66. Riqueza dos nomes
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 30 minutos.
Material: Tiras de papel ou cartolina, pincel atômico ou caneta hidrográfica, cartaz para escrever as palavras montadas ou quadro-negro.
Descrição: Os participantes de um grupo novo são convidados pelo coordenador a andar pela sala se olhando, enquanto uma música toca.
Quando o som para, escolher um par e ficar ao lado dele (a). Cumprimentar-se de alguma forma, com algum gesto (aperto de mão, abraço, beijo no rosto e etc).
Colocar novamente os pares a andar pela sala (desta vez são os dois andando juntos). Assim que pára a música, devem se associar a outro par (fica o grupo com quatro pessoas).
Cada participante do grupo composto de quatro pessoas recebe uma cartolina e coloca nela seu nome (tira de papel também serve).
Após mostrar o nome para os outros três companheiros, os participantes deste pequeno grupo juntarão uma palavra com estas sílabas (servem apenas as letras).
Exemplo: Anderson + JÚlio + DAiane = Ajuda
Airton + RoMIlton + ZAira + SanDEr = Amizade
Colocar a palavra formada num quadro-negro ou cartolina e o grupo falará sobre ela e sua importância na vida.
67. Salmo da vida
Participantes: 10 a 20 pessoas
Tempo Estimado: 45 minutos
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Descrição: Cada integrante deve escrever a história de sua vida, destacando os acontecimentos marcantes. O coordenador deve alertar o grupo de que experiências de dor e sofrimento podem ser vistas como formas de crescimento e não simples acontecimentos negativos. Em seguida, os integrantes devem se perguntar qual foi à experiência de Deus que fizeram a partir dos acontecimentos descritos ou no decorrer de suas vidas. Depois devem escrever o salmo da vida, da sua vida, uma oração de louvor, agradecimento, pedido de perdão e/ou clamor. O desenvolvimento dos salmos deve-se realizar em um ambiente de paz e reflexão. Então, os integrantes devem ser divididos em subgrupos de três ou quatro pessoas onde cada integrante deve partilhar sua oração. Depois o grupo é reunido e quem quiser pode apresentar sua oração ao grupo. Por último é realizado um debate sobre os objetivos da dinâmica e a experiência que a mesma trouxe para os integrantes. Algumas questões que podem ser abordadas: Como se sentiu recordando o passado? O que mais chamou a atenção? Qual foi a reação para com acontecimentos tristes? Como tem sido a experiência com Deus? Qual a importância Dele em nossas vidas? Pode-se ainda comparar os salmos redigidos com os salmos bíblicos.
 68. Semeando a amizade
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.
Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir, pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.
69. Sentindo o Espírito Santo
Participantes: indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: Uvas ou balas .
Descrição: O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de uva e perguntar a cada um como ele acha que esta o sabor destas uvas.
Obviamente alguns irão descordar a respeito do sabor destas uvas, como: acho que esta doce, que esta azeda, que esta suculenta etc.
Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva para cada um comer. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o sabor desta uva?).
Mensagem: Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos agir em nos.
70. Ser igreja
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Uma folha em branco para cada um.
Descrição: Entregar uma folha de papel ofício para os participantes.
Pedir para todos ao mesmo tempo, movimentar as folhas e observar; todos unidos formarão uma sintonia alegre, onde essa sintonia significa nossa caminhada na catequese, e quando iniciam alguma atividade estaremos alegres e com isso teremos coragem de enfrentar tudo, quando catequizar é nossa salvação.
Mas no decorrer do tempo, as dificuldades aumentaram, ficamos desmotivados por causa das fofocas, reclamações, atritos etc. Com isso surgem as dificuldades, os descontentamentos.
Juntos vamos amassar a nossa folha para que não rasque, e voltaremos a movimentar a folha movimente todos juntos, verificando que não existe a sintonia alegre, agora só resta silêncio.
Pegaremos essa folha, colocando-a no centro da mão e fechando a mão, torcendo o centro da folha, formará uma flor.
Essa flor será nossa motivação, nossa alegria daqui pra frente dentro da catequese.
Comentário: É um convite para uma esperança, para que assumamos a responsabilidade de realizar a vida. Todos nós apenas uma parcela pessoal e social, nessa construção de uma humanidade nova? Cheia de esperança e realizações. (leitura  MC 3, 31 – 35). 
 
BOAS NOTÍCIAS
Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.
Desenvolvimento:
1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “.
2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.
3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.
4- Avaliação
. Para que serviu a dinâmica ?
. O que descobrimos acerca dos demais ?

INTEGRAÇÃO
Destinatário: grupos de jovens  que convivem há algum
Tempo: Se o grupo for muito numeroso trabalha-se em equipes.
Material: uma folha de papel e um lápis para cada participante,
flanelógrafo e percevejos.
Desenvolvimento:
1- O animador conta uma história, a partir de desenhos. Numa pequena igreja da cidade, existe um grupo de jovens que se reúne, semanalmente, há um ano. realizam, constantemente, jornadas e encontros para convívio e gostam muito de cantar. Em suas reuniões, refletem sobre os temas da atualidade. A assistência, entretanto, não é muito boa e mesmo os que participam de maneira constante são muito desunidos. O animador, freqüentemente, se pergunta: “Que fazer com o grupo”?
 
2- Após este relato, convida os participantes a procurarem identificar as prováveis causas que, a seu ver, geram a desunião no grupo, assim como as possíveis soluções. Um secretário toma nota. Pode-se trabalhar em equipes formadas por três ou quatro pessoas.
 
3- As equipes manifestam suas respostas em plenário. Os demais participantes podem questioná-los ou pedir esclarecimentos. As respostas coincidentes vão sendo afixadas num flanelógrafo: de um lado as causas e, de outro, as soluções. O importante é que se chegue a elaborar um programa de ação, que seja resultado da contribuição de todos.
 
4- Avaliação:
. Qual o ensinamento extraído desta dinâmica para o grupo ?
. A história tem alguma relação com o grupo ?
. Que podemos fazer para aumentar a integração?

EVANGELHO EM PEDAÇOS
Participantes: 10 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos -
Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate. -
Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia. -
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos. -
Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

GUIA DO CEGO
Participantes: 10 a 20 pessoas -
Tempo Estimado: 45 minutos
Modalidade: Crescimento Individual. -
Objetivo: Compreender a importância dos outros no crescimento individual.
Material: Alguns lenços, bastões (pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto. -
Descrição:
O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo. Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos para os mesmos, tais como: * Como vocês se sentiram sem poder enxergar? * Tiveram medo? Por quê? De quê? * Que acham da sorte dos cegos? Em seguida, com os mesmos ou outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes observadores que conduzirá o cego por onde quiser. Depois de algum tempo podem ser realizados os seguintes questionamentos: * Como vocês se sentiram nas mãos dos guias? * Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê? * É preferível um bastão ou um guia? Por quê?
Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que um guiará o outro. Ao final, podem-se realizar os mesmos questionamentos do passo anterior. Dentre os questionamentos finais, a todos, pode-se citar: * O que a dinâmica teve de parecido com a vida de cada um? * Além da cegueira física, vocês conhecem outros tipos de cegueira? Quais? (ira,ignorância, inveja, apatia, soberba, etc.) * Os homens tem necessidade de guias? Quem são os outros guias? (família, educadores, amigos, os exemplos, etc.) * Costumamos confiar nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia? * Qual a pior cegueira: a física ou a de espírito? Por quê? O Evangelho relata várias curas de cegos (Mt 9,27-32; Lc 15, 35-43; Jo 9,1-39). Qual a semelhança que pode-se encontrar, por exemplo, entre o relato de São Lucas e a sociedade moderna? Qual a semelhança entre a cura da vista e a missão da igreja de conscientização?

ABRA O OLHO MEU IRMÃO
Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cassetete.
Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual. A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam? Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.

AMAR AO PRÓXIMO
Duração: 30 min.
Material: papel, lápis.
Desenvolvimento: Divida a turma em grupos ou times opostos.Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar. Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los? Encerre com uma oração. Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

GARRAFA DA BENÇÃO
Material necessário: Uma garrafa vazia (pode ser re refrigerante).
Desenvolvimento: O grupo deve sentar, formando um círculo.O professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando (gargalo) para alguém e, o professor dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa.A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.

JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO
Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.
Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.
Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.
Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.
Diante do coração: 3 grandes amores. (Está incluído também a família em geral)
Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.
Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37
 
Fonte: http://eventoevangelico.com.br

COMPRIMIDOS PARA FÉ
Material: Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)

Coloque três copos com água sobre a mesa.
Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.
Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.

Estimule a discussão com o grupo, com questões como:
Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?
Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora?
Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja?
etc..

Textos bíblicos que você pode relacionar:
Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)
Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)
"Vós sois o templo onde habita Deus"
"Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)

Dinâmicas de Grupo para Reuniões

I-OBJETIVOS DAS BRINCADEIRAS E DINÂMICA DE GRUPO NA IGREJA

As propostas apresentadas neste seminário não se constituem um fim em si mesmas, mas estão direcionadas ao objetivo maior que é o aprendizado. São recursos que, quando utilizados no momento oportuno e na medida certa, tornam o ensino mais atraente, participativo, criativo e os seus efeitos marcantes e duradouros. Não podem substituir a lição ou estudo bíblico, mas são simples meios de vivenciar e fixar o ensino na mente e na emoção daqueles que estão no processo do aprendizado. O ensino das verdades bíblicas, longe de ser relegado a um segundo plano, será dinamizado, através da motivação e da iniciativa desencadeadas pelas atividades lúdicas. O mais importante na aula é que haja o verdadeiro estudo da Palavra e que o professor esteja preparado para dar tal aula; as técnicas usadas devem estar em função de tornar o estudo da Palavra mais proveitoso e dinâmico. Se essa visão for deturpada, só haverá agitação e dispersão, sem que haja “aprendizagem”.

II - DINÂMICA DE GRUPO

A - Conceituação
A dinâmica de grupo é uma das áreas que mais progride no campo da psicologia. Suas características peculiares a tornam atrativas e eminentemente práticas. Essas dinâmicas são simples ferramentas, na qual a interação entre as pessoas do grupo é fundamental no aprendizado. Para dinamizar um grupo, pode ser utilizado exercícios, que têm finalidades diversas. Uns buscam maior abertura da pessoa em relação às demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal por causa de preconceitos e condicionamentos. Outros exercícios procuram despertar nas pessoas o sentido da solidariedade. Outros, ainda, buscam mais diretamente uma colaboração efetiva, afastando a frieza, o indiferentismo, a agressividade, a indiferença às coisas de Deus. Aparecem ainda exercícios que ajudam as pessoas a se conhecerem melhor, suas limitações, deficiências, suas habilidades, e aspectos que precisam ser trabalhadas por Deus. Há, enfim, exercícios que demonstram maturidade grupal, o grau de abertura, de harmonia, e seu ambiente de amizade, sinceridade, confiança e colaboração.

B - Objetivos
Na formação do grupo e na elaboração dos exercícios práticos é necessário ter objetivos claros e bem definidos, tanto individuais como em grupos, a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, pois são oportunidades para incutir no aluno verdades bíblicas no mais profundo do seu ser, cujos valores o acompanharão por toda vida. É bom salientar, que as dinâmicas se tornam eficientes quando utilizadas com muita destreza, esforço e entusiasmo; devem ser encaradas com o máximo de seriedade e criatividade, para adaptá-la ao grupo e atender os objetivos estabelecidos.

C – Os dez mandamentos para uma dinâmica criativa
É necessário seguir algumas diretrizes, que vamos chamar de os dez mandamentos para dirigir uma dinâmica criativa:
1. Ore pedindo orientação na preparação, e na aplicação da atividade na vida do grupo.
2. Prepare-se bem. Verifique se o local é adequado e o material necessário esteja disponível. Estude os procedimentos com antecedência, as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.
3. Divulgue as atividades do seu grupo com antecedência.
4. Adapte as idéias à sua realidade, idade, tamanho e as características do seu grupo.
5. Seja um líder entusiasmado ao conduzir a atividade.
6. Tenha coragem de experimentar idéias novas e inovar o programa da sua reunião ou escola dominical.
7. Seja sensível às reações do grupo. Não quebre as tradições com muita rapidez! Uma coisa é ter “casca dura” diante das críticas injustas de uma ou outra pessoa; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está dando.
8. Seja justo nas regras.
9. Seja flexível. Não deixe que o programa se torne cansativo.
10. Não faça do programa algo mais importante do que as pessoas.

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01. Dinâmica: Quanto tempo eu tenho
Objetivo: Provocar a saíde de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro. Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde é, de que mais gosta, uma alegria, uma tristeza etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto).
Desenvolvimento:
1. Todos, em círculo, o facilitador distribui um palito de fósforo, não usado. As fichas devem estar em lugar visível (pode ser no centro do círculo).
2. Pedir a um participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si.
3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso. Caso alguém não consiga, o facilitador, poderá usá-lo para que os outros façam perguntas (pessoais) como numa entrevista.
4. Outra variante é fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fósforo para falar o que conhece do companheiro.
5. Usar a dinâmica para perguntar: que significa amizade ou ainda, para revisar qualquer disciplina. Discussão: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? É fácil falar de nós mesmos? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando). Resultado esperado: Ter feito uma reflexão sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fósforo é a nossa própria vida.
02. Dinâmica: “dos problemas”
Material: Bexiga, tira de papel
Procedimento: Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica) O o facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfretamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair. Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta: 1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado; 2) a quem saiu, o que ele sentiu. Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão dificil resolvermos problemas quando estamos juntos. Ele perdirá aos participantres que estorem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc... (as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo. Eu tratabalhei esta dinâmica com dois grupos bem diferentes, um foi um grupo de funcionários de uma empresa de óculos de Franca, e a outro de professoras do ensino infantil pré-escolar. O resultado foi maravilhoso ! Espero que gostem. Abraços.
Contribuição enviada pela usuária: Carminha Braga - Franca Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.
03. Dinâmica: "Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.
Contribuição enviada pela usuária: Marta Cristina Nonato Marques- Governador valadares - MG
4. Dinâmica do "O que você parece pra mim..."
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos: 1) Qualidade que você destaca nesta pessoa; 2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa; 3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
Autor: Desconhecido
5. Dinâmica do Emboladão
Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode ser feito também na água.
Autor: Desconhecido
7. Dinâmica do " Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor: Desconhecido
8. Dinâmica do "Substantivo"
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
Autor: Desconhecido
9. Dinâmica do " Pegadinha do Animal"
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral. Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.
Autor: Desconhecido
10. TROCA - TROCA - ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Rm 12,15"
OBJETIVO : sentir a realidade do outro. Conscientizar de que somos diferentes uns dos outros.
MATERIAL : caixas de papelão ou sacos plásticos.
DESENVOLVIMENTO : Se o grupo for grande dividir em equipes Deixar em cada equipe uma caixa de papelão Pedir aos participantes tirarem seus sapatos e colocarem na caixa Ao sinal todos deverão colocar os sapatos novamente o mais rápido possível para sentir-se bem dentro de sua realidade Após 1 minuto, parar para avaliar o resultado Num 2º momento, recolher os sapatos e distribuí-los aos participantes, de tal modo que ninguém fique com os seus próprios sapatos. Ao sinal todos deverão colocar os sapatos do colega para sentir a realidade do próximo. Avaliar os últimos resultados, comparando-os com o 1º ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Rm 12,15
Postado por walTe às 15:56
11. VARRER AS SUJEIRAS"
O quebra-gelo que tive na minha célula que foi super legal, foi um que você pegamos uma vassoura e falamos para cada um "varrer" da sua vida coisas que não quer mais. Nesse quebra-gelo tivemos a aportunidade de conhecer o coração dos membros para que pudessemos estar orando mais tarde e também foi um período de alegria, pois sempre tem uma que "varre" de forma engraçada ou diferente! Bom me lembro desse, se eu me lembrar de outro escreverei! Quem é o próximo?
12. VOCÊ DECIDE."
O que você vai precisar: 1 folha de papeal em branco 1 copo de água, exatamentepela metade Dê a folha de papel em branco com um pontinho preto no meio para cada um dos membros da célula, e peça para que olhem para a folha por uns dois minutos. Logo após pergunte o que viram (certamente dirão que viram o pontinho preto). Recolha os papeis e dê o copo com água pela metade para cada um, peça para que olhe para aquele copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio, ou meio vazio (certamente dirão que está meio vazio). Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos dos problemas (pontinho preto) e olharmos as soluções ao nosso redor (todo o restante da folha em branco), e deixarmos de ser negativistas (copo meio vazio) e passarmos a ser mais otimistas (copo meio cheio). Devemos levá-los a crer em Deus mesmo nas circunstâncias difíceis, e nunca tirarmos os olhos de Deus.
André Aliende "Eis que faço novas todas as coisas." Ap. 21:5
13. VERBO PROIBIDO:
Como seria a nossa vida se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar? Vamos fazer uma experiência. Peça para cada pessoa do grupo dizer seu nome, o que mais gosta e fazer uma pergunta para a pessoa do seu lado. Ele pode falar qualquer coisa, mas não pode usar nenhum verbo. Por exemplo: "Eu João. Família. Você alegre hoje?"(As pessoas conseguirão se comunicar, mas terão muita dificuldade). Moral: Nossa vida seria muito difícil se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar. Porque o verbo é o que dá sentido à nossa comunicação. A Bíblia diz em João 1.1., que Jesus é o Verbo vivo de Deus. Sem ele a nossa vida é vazia e sem sentido. Teia de Barbante: Em círculo os participantes devem se assentar ou mesmo ficar em pé. O líder deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: o que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande. Obs.: Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano e evento-ponte. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar algo à pessoa que escolheu. Você poderá utilizar também como dinâmica de apresentação na célula e depois mostrar como na célula estamos interligados aos outros.
14. Título: Nomes e Virtudes
Esse quebra-gelo é ótimo para célula que estão iniciando ou com muitos visitantes de primeira vez. O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e uma virtude com a primeira letra do seu nome. A Segunda deve falar o nome e a virtude da primeira pessoa e acrescentar mais a sua e assim sucessivamente. Exemplo: 1a pessoa: Ricardo Responsável; 2a Pessoa: Ricardo Responsável e Marcos Maravilhoso. (obs.: Quando o nome da pessoa começar com Y ou W poderá adicionar um adjetivo que comece respectivamente com I e V).
15. Título: Nomes e Frutas
O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e o nome de uma fruta que tenha alguma ligação com a sua vida. Exemplo: Ricardo Manga. (Em seguida explica o porque Manga). Porque a manga é uma fruta que desperta o apetite nas pessoas. E eu penso que como crentes devemos despertar o apetite espiritual nos outros. (obs.: Não padronize o que as pessoas devem dizer, qualquer ligação poderá ser feita. Lembre-se o objetivo e tirar a tensão da reunião e não estudar o valor nutritivo das frutas).
16. VENÇA O MEDO:
Faça a seguinte pergunta e dê as opções de resposta ao grupo: "De que você tem mais medo? De barata, de altura, de dirigir, de falar em público, de liderar ou de tomar decisões? Depois que cada pessoa tiver respondido, dê uma bola de assoprar para ela, e diga que hoje, todos nós vamos vencer os nosso medos. Cada um deverá soprar sua bola até estourar. A cada sopro estará colocando o medo para fora. Termine com uma declaração profética de coragem, ousadia e vitória.
PERSONAGENS CÉLEBRES
Escrever o nome de personagens bíblicos com número compatível ao de participantes, sem conhecimento dos mesmos. Fixar nas costas de cada um. Todos passearão pelo ambiente e através de mímicas procurarão fazer com que cada participante identifique o personagem que está afixado em suas costas. Quem suspeitar de qual seja o seu personagem falará ao professor, se estiver certo ele se sentará, caso contrário, voltará a andar e procurar mais dicas.
JOGO DA VELHA
Elabore uma quantidade grande de perguntas referentes à lição do dia. O jogo poderá ser repetido com novas perguntas. Risque no quadro-negro a base do jogo: É sorteado quem vai iniciar o jogo. Cada grupo terá uma marca (X, 0, número, letra, etc.) A resposta certa dará o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha. O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo. Caso um grupo não saiba a resposta, passa a vez para o outro. Variação: As perguntas são colocadas em cada um dos quadrados no quadro-negro ou cartolina grande. Tem que ficar visíveis à distância. Podem ser várias cartelas que ficarão cobertas até o início do jogo. O grupo sorteado irá indicar a pergunta que deverá ser respondida pelo adversário. Caso erre ou não saiba respondê-la, vai permitir que o grupo "perguntador" anote a sua marca acima da pergunta. Acertando é o grupo "respondedor" que marca. Naturalmente, deve haver uma preocupação para que o grupo contrário não "feche" o jogo, indicando as perguntas mais difíceis. De qualquer forma, o grupo que faz a pergunta deverá saber a resposta. Errando o outro, ele terá que respondê-la para poder marcar os pontos, caso contrário, passará a vez.
AUTÓDROMO
O professor prepara perguntas sobre a lição ministrada e divide a sala em dois grupos. Desenhará na lousa ou fará em cartolina o autódromo (como no modelo), o professor poderá ter para cada equipe um carrinho miniatura que passará de casa em casa grudado por fita adesiva, ou, simplesmente marcará um X nas casas andadas. A pergunta será feita para os dois grupos ao mesmo tempo e cada um, depois de discutir a resposta entre si, escreverá em um pedaço de papel. A um sinal, os dois grupos levantam a resposta. O grupo que acertar anda uma casa. Ganha o grupo que chegar primeiro à última casa.
CHAMADA BÍBLICA
A equipe é dividida em times. O professor cita uma letra do alfabeto e os grupos têm 50 segundos para escrever o maior número possível de nomes próprios que comecem com aquela letra. Isso deve se repetir várias vezes e no final ganha o time que alistou o maior número de nomes.
CORRENTE DE PERSONAGENS
O grupo deve sentar em círculo. Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome de um personagem bíblico. Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro personagem que comece com a última letra do primeiro, mas não pode repetir um nome que já tenha sido falado anteriormente. Quem não souber vai saindo da brincadeira, até ficar o que será o vencedor. Exemplo de uma corrente: Davi-Isabel-Labão-Obede-Esdras-Samuel-Lameque-Ester...
QUEM SOU EU?
Dividir a equipe em dois grupos. Cada grupo, um de cada vez, escolhe um personagem e diz ao outro grupo: "Estou pensando em alguém cujo nome começa com _ _ _. O grupo adversário fará perguntas que só poderão ser respondidas com "sim" ou "não". Será anotado quantas perguntas foram necessárias até o grupo descobrir o personagem. Ganha o grupo que descobrir com menor número de perguntas.
QUAL A LIGAÇÃO?
A turma é dividida em grupos. O professor fará um desenho na lousa, levará objetos ou figuras e o grupo tentará descobrir a qual história aquele objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel, Túnica-José, Peixe grande-Jonas, Porco-Filho Pródigo, etc.
PESCARIA
Confeccionar varas de pescar: cabo de vassoura ou vara, barbante, clipe para ser o anzol e "peixes" de papel, contendo no verso perguntas relacionadas aos estudos bíblicos feitos. Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bandeja de areia. Cada grupo deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence o grupo que conseguir juntar o maior número de peixes.
JOGO DA FLOR
Confeccionar uma flor com dez pétalas (mais ou menos), essas pétalas deverão ser separadas umas das outras com um círculo no meio para ser o miolo. No verso de cada pétala haverá um número de 1 a 10 e esse verso poderá ser feito de papel camurça para que se prenda ao flanelógrafo. O grupo será dividido em duas equipes e a cada uma será feita uma pergunta da lição dada, caso a equipe acerte, ela escolherá uma das pétalas e verificará quantos pontos obteve. No final se somarão os pontos para constatar a equipe vencedora.
MÃO NO SINO
Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino. O professor fará uma pergunta referente a algum assunto bíblico já estudado e o que tocar primeiro o sino responderá a pergunta. Se acertar, ganhará um ponto para a equipe, se errar, perderá um ponto.. No final se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora, esses pontos poderão ser anotados na lousa pelo professor.
A TROCA DE UM SEGREDO
Material necessário: pedaços de papel e lápis. Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente; A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo. Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa "eu" e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado. Compartilhar: a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.
CÍRCULO FECHADO
Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo. Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja.
RÓTULO
Material necessário: Etiquetas adesivas e pincel atômico Desenvolvimento: divida a sala em vários grupos (com 5 a 6 integrantes), prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc. Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa. Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos o interior e não o exterior das pessoas.
GARRAFAS DE GRAÇA
Material necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia. Desenvolvimento - Todos sentados em círculo. O professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente. Compartilhar: as boas palavras edificam (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25).
DESEJAR AO PRÓXIMO O QUE DESEJA A SI MESMO
Material necessário: lápis e papel Desenvolvimento: O professor formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda realizasse. Depois disso pedirá a cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega. Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.
VIRTUDES E DEFEITOS
Material necessário – Lápis e papel Desenvolvimento - O professor pedirá a cada participante que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em trio ). Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá escrever duas coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão "Eu sou...". Ao concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá escrever 10 coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: "Eu sou...". Na maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro Compartilhar – Todos somos dotados de qualidades e defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer as nossas qualidades não deve servir para a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.
PAINEL SIGNIFICATIVO
Material necessário – Papel pardo ou manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas. Desenvolvimento – Essa dinâmica é para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se disporá em círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma figura ou qualquer outra coisa que expresse uma lição que tenha tirado para sua vida da palestra ou aula dada. Cada um terá a oportunidade de falar sobre o seu recorte que colará no papel pardo ou manilha escrevendo uma palavra significativa ao lado.


 Apresentação Criativa

Peça para cada pessoa fazer uma apresentação criativa, que informe três ou quatro aspectos da sua vida. O líder deve começar para ser o modelo. Exemplo: "Eu sou Marcos, estou vivendo um excelente tempo com minha família, e há 2 anos atrás minha idade era o DDD da Embratel".

 Apresentação Invertida

Divide-se o grupo em dupla. As duplas terão um minuto para conversar entre si. Depois uma pessoa ficará sentada e a outra em pé atrás dela. A pessoa que estiver em pé fará a apresentação da pessoa que estiver sentada como se ela fosse a própria pessoa. Ela fará observações que tirou sobre a pessoa durante a conversa. É uma sensação muito interessante para o grupo ouvir outra pessoa falar em seu lugar.

 Minha vida num objeto

O líder separa vários objetos diferentes(colher, grampeador, calculadora, copo, etc.) Explica que o desafio de cada pessoa é falar seu nome e relacionar sua vida ou o momento que está vivendo com o objeto mostrado. A cada pessoa que falar, ele vai mudando o objeto. Se a pessoa demorar a falar, ele pula para a próxima pessoa.(Ex.: pente – o pente é para desembaraçar a minha vida- régua – para medir minhas palavras – Chave – para abrir mais o meu coração para Deus...
Moral: Você pode tirar diversas lições desse quebra-gelo. Ele pode ser muito engraçado, mas pode se tornar também uma confissão. Use da forma que o Espírito direcionar a reunião.


TROPEÇANDO A LÍNGUA

1. Título: Um Pé de Guariroba

Ofereça um prêmio para quem falar três vezes sem tropeçar na língua, a seguinte frase:
"Um pé de GUARIROBA, bem GUARIROBADINHO, quem bem o DESEMGUARIROBAR, bom DESEMGUARIROBADOR será".

2. Título: Acerte o Tigre

Ofereça um prêmio para quem conseguir repetir três vezes e rapidamente a seguinte frase: “Um tigre, dois tigres, três tigres no trigal”.

3. Título: O Pé de Pedro

“O peito do pé de Pedro é preto. É preto o peito do pé de Pedro”. Peça para a pessoa falar três vezes aumentado a velocidade da voz.

4. Título: Falando Difícil

Prepare papéis com as frases abaixo, mas sem o significado. Distribua entre os participantes e peça para cada um ler enquanto os demais membros do grupo tentam decifrar o significado:
1 - Prosopopéia suave para acalantar bovinos.(Conversa mole pra boi dormir):
2 - Creditar recursos à conta de primata. (Pagar mico);
3 - Atingir, com a extremidade do membro inferior, o suporte de uma das unidades destinadas ao repouso em acampamento.(Chutar o pau da barraca);
4 - Arremessar-se sobre a presa com intenção de destruí-la.(Cair matando):
6 - Sequer considerar a hipótese de utilização de um pedaço de madeira.(Nem a pau);
7 - Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina acometer-se de fortes contrações laringo-bucais.(Nem que a vaca tussa);
8 - Proteger o filhote de eqüino da incidência de perturbação pluviométrica.(Tirar o cavalinho da chuva);
9 - Bucéfalo de oferenda não se questiona formação odôntica! (Cavalo dado não se olha os dentes). 4. Título: Palavras Proibidas Você já ouviu falar sobre o jogo das PALAVRAS PROIBIDAS? Então atenção para as regras: 1) Prepare uma lista de perguntas sobre o dia-a-dia de uma pessoa. 2) Escolha uma pessoa do grupo para responder às perguntas; 3) A pessoa não poderá usar como resposta as seguintes palavras: SIM - NÃO – NUNCA - SEMPRE - POSITIVO – NEGATIVO 4) A pessoa não deve mentir, nem responder algo sem sentido. Ela precisa responder corretamente de maneira criativa. Quando ela errar, passe para a próxima pessoa do grupo. (Você pode pedir para cada um fazer uma pergunta também)

5. Título: Antônimos

Explique para o grupo que ao falar os substantivos, e é claro sem dizer o antônimo dos mesmos, o membro para quem o líder apontar deve dizer o seu antônimo. É importante estimula-los a falar em voz alta e o mais rápido possível, como se fosse uma competição entre eles. Aí vão algumas palavras:, Guerra – Paz; Feroz – Manso; Gordo – Magro; Feio - Bonito; Triste – Alegre; Alto- Baixo; Noite- Dia; Claro- Escuro; Preto - Branco; Verde- ....
Certamente haverá alguns segundos de silêncio antes de surgir respostas como amarelo e azul, porém a resposta correta é maduro.

6. Título: Ditados Distorcidos

Escreva os ditados abaixo em tiras de papel, para que todos possam ler. Peça aos membros que criem sentenças para terminar os ditados. O novo ditado “distorcido” pode ser tanto engraçado quanto sério. Por exemplo: para o conhecido ditado “Quem tem boca vai a Roma” alguém pode acrescentar: “e quem não tem não vai além...”.
Aí vão alguns ditados para estimular a imaginação do grupo:
“Buscai primeiro o reino de Deus...”;
“Crentes não são perfeitos, são perdoados...”;
“ Quem sai na chuva é para se molhar...”;
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...”;
“Cão que ladra não morde...”;
“De grão em grão a galinha enche o papo...”;
“Uma andorinha só não faz verão...”;
“Pedra que muito rola não cria limo...”, etc.
E muitos outros que você pode acrescentar para dinamizar sua reunião.

7. Título: Tautologia

A tautologia é um dos vícios de linguagem. Consiste em repetir uma idéia, com palavras diferentes. Veja alguns exemplo e acrescente outros:
1.Elo de ligação;
2. Acabamento fina;
3. Certeza absoluta;
4. Número exato;
5.Conviver junto;
6. Fato real;
7. Multidão de pessoas;
8.Amanhecer o dia;
9. Voltar atrás;
10.Abertura inaugural;



DESAFIOS

Os desafios são quebra-gelos mais apropriados para jovens e adolescentes. Se você for aplicá-los com adulto, certifique-se de que o grupo está pronto para esse tipo de atividade, a fim de não gerar constrangimento. Todavia entre os adolescentes, você pode explorar o máximo. Se alguém encontrar dificulde em dar as resposta peça ao grupo para ajudar.

- Resposta Relâmpago: O líder aponta para a pessoa e ela tem que responder assim que o líder terminar de perguntar. Se a pessoa não responder ela aponta imediatamente para outra.

1. Você está num quarto escuro e frio, acha uma caixa de fósforo com 1 palito. Logo você descobre que no quarto há um lampião, querosene e lenha seca. Qual você acenderia primeiro?
2. Quantos animais de cada Moisés levou na arca?
3. Um trem elétrico viaja a 100km/h, a resistência do vento é de 85km/h. Para onde vai a fumaça?
4. Um clinica de tratamento capilar cobra R$ 0,01 por cada fio recuperado. Se meia careca tem cerca de 30 mil fios, quanto terá a careca inteira?

2. Título: A onça, o tigre, o urso e o lobo

Você está caminhando numa estrada quando de repente olha para frente e vê uma onça pintada. Olha para trás e vê um tigre de bengala. Olha para a direita e vê um urso. Olha para a esquerda e vê um lobo. Para que lado você corre?
Resposta: Para frente. Porque a onça é só pintada, não vai fazer nada.

3. Título: Compactação Caipira

Escreva num papel o diálogo seguinte entre dois caipiras e peça para os membros do grupo decifrarem:
- CE KÉ KAFÉ?
- KÉ.
- PÓ PÔ PÓ?
- PÓ PÔ!
- PÓ PÔ PÃO?
- PÓ PÔ POKIN SÓ.
- QFOM KOTÔ.
- OPCV!
- MDEU CÉ!
Total: 77 caracteres. Se ninguém conseguir decifrar o diálogo, então mostre o significado para o grupo, e veja como é mais econômico falar mineiro:

DIÁLOGO DESCOMPACTADO:
VOCÊ QUER CAFÉ?
QUERO.
PODE POR O PÓ?
PODE POR.
PODE POR PÃO?
PODE POR UM POUQUINHO SÓ.
QUE FOME QUE EU ESTOU!
OLHA PARA VOCÊ VER!
MEU DEUS DO CÉU!
Total: 144 caracteres. Compressão de 48%!

4. Título: O desafio do Pirulito

Dê um pirulito a cada participante. Na hora que o líder determinar cada um deverá colocar o pirulito na boca. Todavia, ninguém deverá dobrar o braço. A solução é um dar na boca do outro.
Moral: Isso fala da comunhão e interdependência. Há coisas que sozinhos jamais nós conseguiremos.

5. Título: Alterne os copos

O líder coloca seis copos alinhados. Os três primeiros deverão estar cheios com água ou refrigerante e os três últimos vazios. Desafios um dos membros do grupo a fazer com que os copos fiquem alternadamente um cheio e um vazio, mexendo apenas em um dos copos. (solução: Despeje o conteúdo do segundo copo no quinto e coloque-o de volta no lugar)
Moral: Mesmo para os problemas que julgamos não ter solução existe sempre uma saída. Principalmente quando buscamos a ajuda de Deus.


6. Título: O Grande Matemático

Você pode fazer com todas as pessoas do grupo ao mesmo tempo. Mas tem que ser bom em matemática ou usar uma calculadora. Então escolha os três melhores do grupo em matemática e lance o seguinte desafio:
Pense em qualquer número entre 1 e 20. Acidione 12. Adicione 25. Adicione 20. Subtraia 17. Adicione 15. Subtraia o número que você pensou primeiro. (O resultado é 55).

7. Título: A Mente Superior Domina a Mente Inferior

Você pode fazer essa com todas as pessoas do grupo ao mesmo tempo. Mas tem que ser bom em matemática ou usar uma calculadora. Então escolha os três melhores do grupo em matemática e lance o seguinte desafio:
1) Pense em um número de 1 a 10
2) Multilique por 9
3) Some o os dois algarismo do resultado encontrado
4) Subtraia 5
5) Encontre a letra que corresponde ao número achado. Ex. 1 = a, 2= b, 3=c, 4=d.
6) Pense num país que comece com, essa letra.
7) Pensa em um animal com a quinta letra desse país.
8) Pense em uma cor com a primeira letra desse animal.
8) Pense na fruta que esse animal mais gosta de comer.
Agora me responda: O que um macaco marrom faz na Dinamarca comendo banana?

9. Título: Teste Para Letrados

Você poderá fazer uma pergunta para cada pessoa do grupo. Dê as três alternativas, e depois que a pessoa responder dê a resposta correta. Você poderá oferecer um prêmio para quem tiver o maior número de acertos. Na maioria dos grupos aplicados, a média de erro foi de 80%
1. Quanto durou a Guerra dos Cem Anos?
( ) 99 anos ( ) 100 anos ( ) 116 anos
Resposta: 116: Desde 1337 até 1453
2. Que país fabrica os chapéus Panamá?
( ) Equador ( ) México ( ) Panamá
Resposta: Equador
3. De qual animal obtemos o catgut? (Fibra de tripa de gato usada em cirurgía)
( ) Gatos e Cachorros ( ) Coelhos ( ) Ovelhas e Cavalos
Resposta: De ovelhas e cavalos.
4. Em que mês os russos celebram a Revolução de Outubro?
( ) Outubro ( ) Novembro ( ) Dezembro
Resposta: Em novembro: O calendário russo estava atrasado 13 dias em relação ao nosso
5. De que são feitos os pincéis de pêlo de camelo?
( ) Esquilos ( ) Camelo ( ) Carneiro
Resposta: De pêlo de esquilos dos pinheiros .
6. De qual animal vem o nome das Ilhas Canárias, que estão no Atlântico?
( ) Canário ( ) Cachorro ( ) Caranguejo
Resposta: Do cachorro : O nome em latim era Insularia canaria ou Terra dos cachorros
7. Qual era o nome do rei Jorge VI?
( ) Jorge ( ) Victor ( ) Alberto
Resposta: Alberto: Quando este assumiu o trono em 1936, o desejo da Rainha Vitória era que nenhum rei fosse, no futuro, chamado Alberto
8. De que cor é a ave chamada pintassilgo púrpura?
( ) Vermelha ( ) Carmim ( ) Púrpura
Resposta: De um carmim característico.
9. De onde vem as groselhas chinesas?
( ) Nova Zelândia ( ) Canadá ( ) China
Resposta: De Nova Zelândia
10. Qual foi a duração da última Guerra dos Trinta Anos?
( ) 27 anos ( ) 30 anos ( ) 39 anos
Resposta: 30 anos, é claro : Desde 1618 até 1648. Moral: Nem tudo o que parece é. Podemos cometer muitos erros se nos guiarmos apenas por aquilo que aparenta ser correto.

2. Título: Se eu fosse um Produto

Se você fosse um produto o que se poderia dizer a seu respeito e por que?
a) CUIDADO É FRÁGIL!
b) LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE MEXER
c) APRECIE COM MODERAÇÃO
d) CONTEÚDO EXPLOSIVO
e) AGITE ANTES DE USAR
f) MANTENHA LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS

3. Título: Cântico que marcou

Qual o cântico que retrata o momento que você está vivendo hoje? Por que? (Ex.: rompendo em fé. Porque eu estou vivendo um momento de conquista em minha vida. Cada pessoa deve cantar pelo menos o início do cântico.

4. Título: Caixinha de Promessa

Cada um escolhe primeiro a pessoa a quem vai dedicar o versículo, depois retira uma promessa e dedica a essa pessoa.(Não pode escolher uma pessoa que já foi escolhida)
16. Teia de Barbante: Em círculo os participantes devem se assentar ou mesmo ficar em pé. O líder deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: o que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Obs.: Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano e evento-ponte. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar algo à pessoa que escolheu. Você poderá utilizar também como dinâmica de apresentação na célula e depois mostrar como na célula estamos interligados aos outros.

5. Título: Vença o Medo

Faça a seguinte pergunta e dê as opções de resposta ao grupo: “De que você tem mais medo? De barata, de altura, de dirigir, de falar em público, de liderar ou de tomar decisões? Depois que cada pessoa tiver respondido, dê uma bola de assoprar para ela, e diga que hoje, todos nós vamos vencer os nosso medos. Cada um deverá soprar sua bola até estourar. A cada sopro estará colocando o medo para fora. Termine com uma declaração profética de coragem, ousadia e vitória.

6. Título: Show de Talentos

Peça a cada pessoa para fazer algo inédito, ou seja, demonstrar uma habilidade, que os outros não sabem a respeito dela. Por exemplo uma habilidade(imitar um animal, fazer uma careta, trançar os dedos, virar os olhos, cantar uma ópera, etc..) Use a criatividade!!

7. Título: Imagine-se

Pergunte ao grupo e dê tempo para cada um falar: “Como você se imagina daqui a 10 anos?

7. Título: Meu Rosto no Balão

Providencie uma bola de assoprar BRANCA e uma caneta comum ou hidrocor para cada pessoa. Peça para cada um desenhar o seu próprio rosto, procurando representar como tem se sentido nesta semana. (Alegre, preocupado. Zangado, etc..) Separe alguns minutos para que cada um possa compartilhar o por quê de como tem se sentido. (Se algumas pessoas fizerem cara de preocupada ou triste, zangada, no final você poderá fazer uma declaração de fé e pedir para que todos estoure os balões simultaneamente)

8. Batata Quente

Você conhece a brincadeira chamada “BATATA QUENTE”? Prepare uma caixa, embrulhe-a com papel liso, e escreva do lado de fora a palavra “PECADO”. No início da reunião, explique a brincadeira. Coloque uma música e fique de costas para o grupo. Os membros devem passar um para o outro a caixa enquanto a música tocar. Quando a música parar, quem estiver com o “PECADO” na mão é eliminado. Será o vencedor quem chegar ao final sem o pecado.

9. Título: Que Carro Você Seria?

Faça uma única pergunta e deixe que cada pessoa responda. Comece por você para dar o exemplo: “Se você fosse comparar sua semana a um carro, que carro seria?” Exemplo de resposta: Um carro de Fórmula 1: Bem corrida; 2. Um carro mil subindo uma ladeira: muito esforço pouco progresso; 3. Um carro de passeio com o ar ligado e sem pressa de chegar... E assim por diante.

10. Título: Balanço da Vida

Esse quebra-gelo é ótimo para final de ano.Faça um rápido balanço de sua vida e responda: O saldo do ano que está encerrando é positivo ou negativo? Por que?”

11. Título: Túnel do tempo

Se você pudesse entrar no túnel do tempo e voltar ao passado você entraria? Retrocederia para que tempo? Por que?

12. Título: Teste de Fidelidade

Se você recebesse hoje R$ 100.000,00 o que você faria? (Os fies dirão sem sombra de dúvida, tiraria o dízimo, daria uma boa oferta e em seguida falarão outras coisas...)
Moral: Jamais devemos esquecer que de tudo o que vier às nossas mãos devemos tirar a primeira parte para Deus.

13. Título: Vendedor de Lote

Dividir a célula em dois grupos: cada grupo terá que efetivar uma venda. Um venderá uma vaga para o céu e o outro uma vaga para o inferno. No final o grupo decide quem foi o melhor.
Obs.: em alguns grupos os argumentos utilizados para vender uma vaga no inferno foram mais convincentes. . Um irmão falou: “Nesse lugar você jamais passará frio, nem tão pouco terá monotonia. Nenhum dos nossos clientes jamais se mudou de lá para outro lugar. Lá você realizará o seu sonho de estar ao lado de pessoas famosas e importantíssima. Você poderá ver de perto importantes bandas de rock, grandes pensadores, homens cultos, reis, príncipes e líderes do mundo inteiro. E mais se não fosse bom, não teria tanta gente indo para lá”
Moral: Apesar do inferno ser uma realidade dura e cruel o diabo tem convencido a muitas pessoas a garantir o seu lote lá. Precisamos saber que o Diabo é mentiroso e pai da mentira, e ele usará todos os meios de nos convencer.
Moral: Quando você fala uma grande verdade como se fosse uma mentira, ninguém vai acreditar. Mas quando você fala uma grande mentira como se fosse uma grande verdade muitos o seguirão. Como cristãos temos que ser mais convincentes para levar as pessoas à vida eterna.

14. Título: Central de Atendimento a Revanche

Escreva o texto abaixo em uma folha de papel, e leia com o grupo:
Toca o celular...
- Alo
- Alo, Senhor Guilherme?
- Sim
- Sr. Guilherme, aqui eh da TIM, estamos ligando para oferecer a promoção TIM 1.382 minutos, onde o Sr. tem direito...
- Desculpe - interrompo, mas quem está falando?
- Aqui é Rosicleide Judite, da TIM, e estamos ligando...
- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de ESTAR CONFERINNNDO alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
- ... bem, pode.
- Você trabalha em que área, na TIM?
- Telemarketing Pro Ativo.
- VC tem número de matricula na TIM?
- Sr., desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que ESTAR DESLIGANNDO, pois não posso ESTAR TENDO segurança que falo realmente com uma funcionaria da TIM.
- Mas posso garantir...
- Alem do mais, sempre sou obrigado a ESTAR FORNECENDO meus dados a uma legião de atendentes sempre que tento falar com a TIM.
- Minha matrícula é 6696969.
- Só um momento enquanto verifico.
- ...
(Dois minutos)
- Só mais um momento.
- ...
(Cinco minutos)
- Senhor?
- Só mais um momento, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje.
- Mas senhor...
- Pronto, Rosicleide, obrigado por haver aguardado. Qual o assunto?
- Aqui é da TIM, estamos ligando para oferecer a promoção TIM 1382 min., onde o Sr. tem direito a falar 1.300 min. e ganha 82 min. de graça, alem de poder enviar 372 TIM Torpedos totalmente grátis. O Sr. está interessado, Sr. Guilherme?
- Rosicleide, vou ESTAR TRANSFERINDO você para a minha esposa, por que é ela quem decide sobre alteração de planos de telefones celulares. Por favor, não desligue, pois essa ligação é muito importante para mim.
Coloco o celular em frente ao aparelho de som, deixo a música “Festa da Ana Paula Valadão” tocando no Repeat e vou tomar um banho.
Moral: Nós geralmente ficamos irritados quando fazem com a gente aquilo que costumamos fazer com as pessoas, mas não percebemos que é irritante. Você poderá acrescentar a pergunta ao grupo: “O que mais o irrita?”

 ENIGMAS

Os enigmas deverão ser utilizado sob o direcionamento do líder para que o grupo todo participe. Estimule as pessoas a falarem mesmo que elas errem. Peça para chutar qualquer nome, que lembre o evento relatado.

1. ENIGMA DA IVONE

Um taxista foi ao aeroporto pegar um grupo de turistas. Eram quatro romanos e um inglês. Ao entrarem no carro foram abordados por uma mulher. Qual era o nome da mulher? (Ivone é lógico! 4 em algarismo romano é IV. E um em 1 em inglês é ONE).

2. ENIGMA DA MATERNIDADE:

Um guia turístico passeava pela cidade mostrando a um turista o que era cada local. Quando estavam em frente a Maternidade Municipal, viram uma mulher carregando um bebê. Qual era o nome da mulher? (Resposta: Alice da Luz ou “ali se dá luz”)
Enigma: Um homem passou por ouro e ele estava com dois pedaços de madeira na mão tentando montar uma cruz, como era o nome dele? Armando Cruz de Madeira.

3. ENIGMA DOS TRÊS AMIGOS:

Depois de mais de dez anos sem se verem, três amigos se encontraram e começaram a falar de suas profissões. Um era Marinheiro, o segundo um Pracinha e o terceiro um Chofer. O marinheiro se chamava: Omar Lobo Marinho. O pracinha chamava-se Armando Guerra. Como se chamava o chofer? (Resposta Passos Dias Aguiar he, he, he)

4. ENIGMA DO CAIO:

Um grupo de turista andando pela estrada, viu um homem tentando escalar uma montanha. Enquanto fotografavam a cena, a corda arrebentou e o homem caiu. Como se chamava aquele homem? (Resposta: Caio da Rocha).
Moral: O importante não é acertar todas, mas participar e juntamente com o grupo buscar a resposta.

5. TEXTO ENIGMÁTICA:

Transcreva o texto abaixo e dê uma cópia a cada pessoa do grupo. No início alguns poderão ficar confusos e se achar que não conseguirão ler. Mas assim que o primeir descobrir peça para ajudar os demais. No final peça a um membro do grupo para ler o texto todo para o grupo.

3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314.
3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314 C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45.
QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4.
4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0. M415 3L45 C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.
C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40:
G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R.
M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 0 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 4R314.

Moral: Devemos investir a nossa vida em relacionamentos. Pois em momentos de dificuldades, uma mão ou uma palavra amiga podem fazer uma grande diferença em nossa vida.